quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tour por São Paulo

2º ARQ!TOUR VILAS E MORADIAS OPÉRARIAS - 14.04.2012
Em meados do século XX, movidos por utopias e projetos de controle social, empreendedores industriais construíam conjuntos de casas para os operários de suas fábricas. O que restou dessas moradias esconde parte da história da cidade de São Paulo e da história da arquitetura paulista no período industrial. Para desvendar essa história, no dia 14 de abril, o ARQ!BACANA promove o 2º ARQ!TOUR Vilas e Moradias Operarias.

No passeio, vamos percorrer as vilas e moradias operárias remanescentes. Somadas às moradias, algumas vilas incluem construções como igrejas, escolas, armazéns e outras instalações urbanas. Um exemplo é a primeira parada do tour, a Vila Maria Zélia. Idealizada pelo industrial Jorge Street na década de 1910 para os operários da Companhia Nacional de Tecidos de Juta, o local ainda hoje é um dos lugares mais intrigantes e charmosos de São Paulo. Em seguida, o roteiro passa pelas vilas construídas em torno das Fábricas Matarazzo e pelas casas localizadas nas travessas da Avenida Celso Garcia, no Brás.

Já no bairro da Luz, o trajeto inclui a Vila Economizadora, um conjunto de pequenas casas que até hoje resiste em uma área contígua à Avenida do Estado, e a Vila dos Ingleses, próxima à Estação da Luz.

O passeio também percorre moradias não operárias, mas que estão ligadas ao auge da industrialização da cidade do começo do século XX, como é o caso da Vila Itororó e do Edifício Armando Arruda Pereira, um projeto modernista construído pelo arquiteto Eduardo Kneese de Mello para o IAPI – Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários.

O passeio, conduzido pelo guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho, será uma verdadeira viagem no tempo em direção à São Paulo industrial e operária, construída para os imigrantes estrangeiros da primeira metade do século XX.

Teremos uma parada na padaria Palma de Ouro para um lanche rápido.

2º ARQ!TOUR VILAS E MORADIAS OPERÁRIAS
Quando 14 de abril, sábado, às 9h30 - 15h
Ponto de encontro Av. Paulista, 149 - São Paulo, SP - em frente ao Itaú Cultural
Quanto R$ 80 - incluso ônibus fretado ou
R$ 110 – incluso ônibus fretado + livro “Quando começou em SP? 458 respostas pelo guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho
Informações 11.3078.2906
Vagas 40

Em caso de cancelamento, até 48h antes do passeio, devolvemos o valor da inscrição, após ou no caso de não comparecimento o dinheiro não será devolvido.

Para efetivar a sua inscrição, por favor, realize o depósito em nossa conta:

- Banco Santander - 033
- ARQBACANA Serviços Ltda
- Agência: 3630
- Conta Corrente: 13004334-8
- CNPJ: 13.557.895/0001-01
- Pessoa jurídica

O prazo para o depósito é até o dia 12/04/2012, no entanto os 40 primeiros participantes que efetuarem o depósito garantem a sua vaga.

Por favor, nos envie o comprovante de depósito identificado com o seu nome para o e-mail: arqtour@arqbacana.com.br ou para o fax: 11 3079.5373.

Sua inscrição só será concluída quando receber um e-mail ou ligação confirmando o recebimento do comprovante.

Realização: ARQ!BACANA e fonte arq!bacana

Apoio: Senac

Nenhum comentário:

Postar um comentário