"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz." Le Corbusier
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Saiba como foi planejada a cidade de Nova York
Nova Iorque é uma das cidades do mundo com a história mais curta mas mais intensa que poderemos encontrar, o seu descubrimento teve lugar em 1524, quando o explorador italiano Giovanni da Verranazo chegou a esta regiao, povoada por indigenas. Desde entao até à Nova Iorque que conhecemos hoje em dia, sao muitas as coisas que se passaram, os episódios vividos, e as evoluçoes desta cidade.
A história de Nova Iorque começou a ser escrita no ano de 1524. Nesse ano, quando Giovanni da Verrazzano pisou, pela primeira vez, esta regiao, nao poderia imaginar o que seria 500 anos depois. Anos mais tarde, franceses, ingleses e holandeses começaram-se a instalar aqui, com a sua sombre de disputas, sobretudo entre estes dois últimos países.
Ainda antes da independência, já em 1754, Nova Iorque começa a alcançar quotas impressionantes de desenvolvimento, com a construçao do porto de Nova Iorque. Eram tempos de guerra, a guerra da independência, sendo que atè que esta terminou, anos mais tarde, constituiu-se como a capital do país, dos Estados Unidos
A verdadeira mudança desta cidade chegou pouco mais tarde, no século XIX, um século no qual a imigraçao cresceu imenso, pelas possibilidades da cidade, das suas terras, o que propiciou a chegada de pessoas de todos os sítios, mas sobretudo ingleses italianos franceses e irlandeses, sendo que a meados do Século XIX, Nova Iorque era já a cidade mais povoada dos Estados Unidos, e já começava a perfilar-se como o que já é hoje em dia. A Criaçao do Central Park, como parque de passeios e recreio, a aboliçao da escravatura, e os sucessos e momentos importantes sucediam-se na cidade.
Já em 1898, em pleno século XIX, tem lugar a unificaçao de Manhattan com Brooklyn, assim como a abertura do metro, anos mais tarde. A cidade era já um centro importante a nível industrial e comercial.
No princípio do século XX, durante o primeiro quarto de século, Nova Iorque volta a ter nova fornada de imigraçao, desta feita de afroamericanos chegados do Sul, renasce Harlem e produz-se um desenvolvimento económico que propicia a construçao de arranha-céus, de desenvolvimento económico, e tudo isto tem como resultado que Nova Iorque se converta na cidade mais povoada do mundo.
Já na segunda metade do Século XX, Nova Iorque demonstra o seu devolvimento, com emblemas como o edifício da ONU, que se contrói na cidade, fazendo resurgir assim uma indústria que abrandava e fazendo crescer novos sectores industriais, como a internet, que crescem bastante no final do século XX, sendo que Nova Iorque entra no século XXI como a cidade mais importante do mundo.
http://new-york.costasur.com/pt/historia.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário